Domingo, 28 de Abril de 2024
2 2
:
2 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

22/08/2023 - 07:56 | Atualizada em 22/08/2023 - 08:24

MT apresenta taxa de 5,4% na cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19

Somente em Cuiabá a população vacinável é de 693 mil pessoas, no entanto, apenas 44,5 mil pessoas foram imunizadas até a última semana

Giro Conti

MT apresenta taxa de 5,4% na cobertura da vacina bivalente contra a Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda



Por g1 MT

Somente 5,4% da população de Mato Grosso foi vacinada com a dose da vacina bivalente até o dia 17 de deste mês, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em Maio deste ano, 2,1% da população estava vacinada, o que equivale a 16.135 mil doses aplicadas.

Cuiabá vacinou cerca de 44,5 mil pessoas até a última semana. A população vacinável é de 693 mil pessoas, o que significa que a capital tem menos de 7% de cobertura. Rondonópolis tem pouco mais de 20 mil doses aplicadas, de uma população vacinável de 237.520 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 8,6%.

Já em Várzea Grande, região metropolitana, a cobertura é de 3,5%, de um total de 268.129 pessoas aptas a receberem a bivalente, porém, menos de 10 mil pessoas tomaram a dose.

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 teve início para todos acima de 18 anos, em abril deste ano, de acordo com o Gabinete de Intervenção na Saúde. Mato Grosso registrou 83 mortes por Covid-19 em 2023, com cerca de 87% das pessoas que morreram por complicações da Covid acima de 50 anos.

Entre os municípios que menos imunizaram estão:

Nova Maringá - 0,33% da população vacinada
São José Do Xingu - 0,45% da população vacinada
Jangada - 0,54% da população vacinada



🦠Nova Variante

Uma nova subvariante chamda "ÉRIS" ou "EG.5", confirmado no estado de São Paulo, em uma paciente de 71 anos, levantou um novo alerta neste mês. A recomendação do Ministério da Saúde é pela vacinação, que é a principal medida de combate a doença.

O Ministério também ressalta que um antiviral para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus está disponível no SUS, logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo.

💉O que são as vacinas bivalentes?

As principais vacinas utilizadas no combate à pandemia são as chamadas "monovalente", eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações mas fornecendo menos proteção frente à chamada variante dominante.

Variantes são "versões" do coronavírus derivadas de mutações (um fenômeno normal). Hoje, a variante dominante é a ômicron, que é bem diferente do vírus original. As vacinas bivalentes são imunizantes elaborados para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes.

🤷‍♀️Quem pode tomar a vacina?

Pode tomar o reforço quem já recebeu, pelo menos, duas doses monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, com um intervalo mínimo de quatro meses da última dose. Aqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso também pode se vacinar, conforme a recomendação.

Outros grupos também podem tomar a dose bivalente. As gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade.

Além de pessoas com comorbidades a partir de 12 anos, como diabéticos, hipertensos, cardíacos e outras condições; pessoas acima dos 60 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência acima de 12 anos e seus funcionários, população indígena, quilombola e ribeirinha acima de 12 anos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet