Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
2 2
:
2 7
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

14/08/2023 - 07:20 | Atualizada em 14/08/2023 - 09:30

Governo de Mato Grosso zera solicitações por cirurgia bariátrica pelo SUS

Mais de mil procedimentos foram realizados no Hospital Metropolitano em um ano

Giro Conti

Governo de Mato Grosso zera solicitações por cirurgia bariátrica pelo SUS

Foto: Secom-MT



Da Assessoria

O Governo de Mato Grosso zerou a fila de solicitações por cirurgia bariátrica no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, com a realização de mais de mil cirurgias no último ano, na unidade gerida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Atualmente, há apenas 10 solicitações autorizadas para o procedimento cirúrgico, que já têm agendamento confirmado para este mês de agosto.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, explicou que ainda há pessoas aguardando por consulta e exames para a cirurgia, contudo, as solicitações que já estavam autorizadas foram 100% sanadas pela gestão.

“Estamos trabalhando muito para acelerar a realização de consultas e exames, mas já é uma grande vitória poder dizer que praticamente não temos espera pela cirurgia bariátrica em Mato Grosso. Todos os pacientes que estavam autorizados para o procedimento cirúrgico foram prontamente atendidos e, justamente por essa eficiência, a tendência é aumentar a procura pela cirurgia”, avaliou.

Durante os primeiros seis meses de 2023, o Hospital Metropolitano estabeleceu a meta de realizar 100 cirurgias bariátricas por mês. A meta chegou a ser superada no mês de março.

Para a diretora da unidade, Cristiane de Oliveira, o resultado é fruto do intenso trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares do hospital.

“Estamos contentes com esse resultado, pois a espera pela cirurgia bariátrica foi drasticamente reduzida em Mato Grosso. Os pacientes que têm a autorização para a cirurgia conseguem agendar com muita celeridade, graças ao trabalho de uma equipe muito dedicada. Agora queremos intensificar o agendamento para consultas e exames, de forma a otimizar o processo como um todo”, ponderou a gestora.

Entre julho de 2022 e julho de 2023, também foram realizadas 4.902 consultas com cirurgião bariátrico, 911 ultrassonografias, 1.272 espirometrias, 1.095 endoscopias e 289 colonoscopias pelo Hospital Metropolitano.

Critérios para a bariátrica

O critério para a indicação da cirurgia bariátrica é o Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40 ou acima de 35 com comorbidades associadas à obesidade. Uma vez que há a indicação médica, o paciente é regulado pela rede de Atenção Primária e encaminhado para o hospital via Central de Regulação para avaliação inicial com o cirurgião.

Confirmada a classificação, abre-se o protocolo pré-operatório, que envolve exames e consultas com endocrinologista, pneumologista, cardiologista, psiquiatra, nutricionista e psicólogo. Assim que o paciente estiver apto, a cirurgia é autorizada e agendada.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet