Terça-feira, 30 de Abril de 2024
1 0
:
0 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Política

11/08/2023 - 10:18

Deputada apresenta projetos que garantem promoção mínima de militares mulheres em MT

A PMMT e o Corpo de Bombeiros serão responsáveis por estabelecer critérios objetivos e transparentes para avaliar tanto a antiguidade quanto o mérito

Giro Conti

Deputada apresenta projetos que garantem promoção mínima de militares mulheres em MT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT



Da Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou, durante sessão desta quarta-feira (9), dois projetos de lei que visam garantir a promoção equitativa de mulheres no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar de Mato Grosso.

Pelo texto dos projetos, fica assegurado o direito de, no mínimo, 20% das vagas de ascensão hierárquica militar, mediante promoções por antiguidade ou merecimento, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar, serem destinadas às mulheres, respeitando o mesmo percentual de ingresso nos quadros de oficiais e praças previsto na Lei Complementar nº 529/2014.

Consta ainda que as vagas de promoção deverão ser disponibilizadas gradualmente até o ano de 2026 com o intuito de garantir a eficácia do processo de transição e considerando as necessidades operacionais e estruturais das instituições militares.

A PMMT e o Corpo de Bombeiros serão responsáveis por estabelecer critérios objetivos e transparentes para avaliar tanto a antiguidade quanto o mérito dos profissionais, assegurando que o processo de promoção ocorra de maneira imparcial e justa, em conformidade com os princípios de igualdade e equidade de gênero.

“Não há mais o que se falar, nos dias de hoje, em mulheres na carreira militar sendo preteridas nas promoções. A promoção equitativa de mulheres nas forças de segurança é uma medida essencial para garantir igualdade de oportunidades, eliminar disparidades de gênero e construir instituições militares mais representativas e diversificadas. Esses dois projetos de lei buscam, de forma gradual e responsável, assegurar que pelo menos 20% das vagas de promoção na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso sejam destinadas às mulheres até 2026. Apesar dos avanços observados nos últimos anos no que diz respeito à valorização das mulheres nas profissões relacionadas à segurança pública, resta ainda muito a ser realizado”, finaliza a parlamentar.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet