Terça-feira, 30 de Abril de 2024
1 6
:
3 2
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Política

24/07/2023 - 10:52

MT pode ganhar 60 vereadores após Censo 2022 apontar aumento da população

Conforme estabelecido na Constituição Federal, o número de habitantes do estado e dos municípios interfere, diretamente, no número de cadeiras no Poder Legislativo

Giro Conti

MT pode ganhar 60 vereadores após Censo 2022 apontar aumento da população

Foto: Secom/Câmara



Por Bárbara Fava, TVCA

Com base no Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as câmaras municipais devem empossar 60 novos vereadores em todo o estado. Mais de 30 municípios do estado também terão as verbas aumentadas por causa do crescimento populacional e 16 cidades terão redução.

Um exemplo de cidade que terá um maior número de vereadores é Cuiabá que, de acordo com o Censo 2022, tem uma população de 694 mil habitantes. Com isso, esse número permite que o Legislativo tenha até 27 vereadores, dois a mais que as 25 cadeiras atuais.

Atualmente, nas câmaras municipais, um total de 1.404 vereadores representam a população do estado. Também há oito deputados federais e, na Assembleia Legislativa, 24 deputados estaduais.

Conforme estabelecido na Constituição Federal, o número de habitantes do estado e dos municípios interfere, diretamente, no número de cadeiras no Poder Legislativo, já que as vagas para deputados federais, estaduais e vereadores são proporcionais à quantidade de pessoas das localidades.

O advogado eleitoral Rodrigo Cyrineu destaca que o número de vereadores é de acordo com o número de habitantes. “A Constituição fala que o número de deputados estaduais será o triplo do número de representantes do estado na Câmara Federal”, explica.

Para o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, é necessário votar a discutir no país uma reforma administrativa para reduzir o tamanho da administração pública, consequentemente, a redução de custos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000 (PL), o que precisa é de um projeto da Mesa Diretora aumentando o número de vagas no parlamento cuiabano. “No entanto, eu não vou tomar essa decisão de forma monocrática. Depois do recesso, vou sentar com todos os vereadores e debater a questão”.

A quantidade de representantes na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa ainda está em discussão no Congresso Nacional. Segundo o advogado eleitoral, Rodrigo Cyrineu, essa mudança vai depender das amarrações políticas.

Em 2024, serão realizadas as eleições municipais quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, onde caso os municípios que se enquadrem aprovem a ampliação de cadeiras nas câmaras até este ano, as novas vagas já estarão valendo na disputa, sendo a posse dos eleitos em janeiro de 2025.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet