Domingo, 28 de Abril de 2024
1 8
:
1 1
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Cidades

18/07/2023 - 07:38 | Atualizada em 18/07/2023 - 08:07

Mais de 30 municípios de MT com aumento populacional terão aumento em repasse financeiro

Já os municípios que tiveram redução da população terão o repasse reajustado para menos, a partir do próximo ano

Giro Conti

Mais de 30 municípios de MT com aumento populacional terão aumento em repasse financeiro

Foto: Reprodução/AMM



Por g1 MT

Em razão do resultado do Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 36 municípios tiveram seus coeficientes de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) alterados.

Deste total, 20 municípios tiveram acréscimo no coeficiente, enquanto 16 apresentaram redução, e os demais mantiveram os mesmos coeficientes.

A mudança nos repasses é baseada no critério do número de habitantes de cada localidade, conforme estabelecido na transferência constitucional.

A equipe técnica da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) realizou um levantamento e informou os gestores sobre arrecadação e outros assuntos econômicos decorrentes dos resultados do censo.

Os municípios que registraram aumento populacional já garantiram o acréscimo no FPM. A primeira parcela, referente ao mês de julho, deve ser repassada nesta semana.

Por outro lado, os municípios que tiveram redução no índice populacional não sofrerão perdas financeiras em 2023, uma vez que a diminuição no repasse será aplicada gradualmente a partir do próximo ano, para evitar impactos nas finanças locais.

Os coeficientes do FPM apurados com base no censo demográfico foram publicados em 4 de julho pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os municípios que discordarem dos dados terão um prazo de 30 dias, a partir da publicação, para apresentar contestação ao TCU.

Municípios com aumento da população:

Arenápolis
Aripuanã
Campo Novo do Parecis
Campo Verde
Carlinda
Canarana
Juína
Lucas do Rio Verde
Nova Mutum
Nova Xavantina
Paranatinga
Pontes e Lacerda
Porto Alegre do Norte
Poxoréu
Primavera do Leste
Querência
São Félix do Araguaia
Sinop
Sorriso
Terra Nova do Norte

Municípios com redução da população:

Alto Paraguai
Apiacás
Barra do Bugres
Cláudia
Colniza
Cotriguaçu
Feliz Natal
Guiratinga
Itiquira
Juruena
Nova Olímpia
Ribeirão Cascalheira
Rosário Oeste
Santo Antônio do Leverger
São José do Rio Claro e Vila Rica

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet