Terça-feira, 30 de Abril de 2024
0 2
:
5 1
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

14/07/2023 - 10:26

Farmácias de MT propõem salário abaixo do piso para recém-formados e causa revolta entre profissionais

Profissionais formados há menos de cinco anos devem passar a receber apenas 60% do piso salarial da categoria; A nova proposta também prevê alterações no banco de horas e trabalho nos fins de semana

Giro Conti

Farmácias de MT propõem salário abaixo do piso para recém-formados e causa revolta entre profissionais

Foto: Reprodução/EPTV



Por Davi Vittorazzi, TVCA

Uma proposta do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma) quer reduzir o salário para os farmacêuticos recém-formados em Mato Grosso. Conforme a ideia, as pessoas formadas na área há menos de cinco anos devem ganhar 60% do piso.

Atualmente, o valor pago a um farmacêutico é R$ 4.299, por 44 horas semanais. Caso a proposta do sindicato seja aceita, os novatos passam a ganhar R$ 2.579.

Outro ponto proposto pelas empresas é a utilização do banco de horas. Nesse caso, todas as horas extras feitas pelos farmacêuticos durante o mês poderão ser compensadas em seis meses, com reduções de jornadas ou folgas compensatórias.

O presidente do Sindicato dos Profissionais Farmacêuticos (Sinfar), Devanil Roza Fernandes, afirmou que os profissionais são contra as alterações de salário e banco de horas e que espera um novo acordo.

Em nota, o Sincofarma justifica que o salário abaixo do piso dos profissionais recém-formados é que “até que este profissional decida o que quer da vida, e qual sua aptidão profissional, tenha uma remuneração menor que aquele que já se decidiu e que tem expertise na profissão, pois o recém-formado está em estágio probatório/treinamento”.

O último acordo coletivo entre empresas profissionais venceu no doa 30 de junho deste ano. O Sincofarma e o Sinfar-MT já se reuniram, mas não chegaram a um acordo.

“Para o farmacêutico iniciante na profissão é assegurado, nos primeiros cinco anos, de labor e aprendizagem, uma remuneração mínima mensal correspondente a 60% do salário da categoria, previsto nesta convenção de acordo com a respectiva carga horária estabelecida neste instrumento”, diz trecho do ofício do sindicato.

Outra mudança no regime de trabalho nos finais de semana. “Nas atividades que por sua natureza determinem o trabalho aos domingos, independente de gênero, será garantido aos empregados o repouso em, pelo menos, um domingo a cada dois trabalhados”, consta no ofício.

As alterações no modelo de trabalho propostas pelo Sincofarma geraram grande repercussão entre os profissionais do estado e entidades nacionais que defendem os direitos da categoria.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) se manifestou e disse que repudia “as propostas que foram apresentadas e que representam um atraso nas conquistas da categoria”.

O Coletivo de Profissionais Farmacêuticos do Brasil também publicou uma nota afirmando que o ofício é considerado “desrespeitoso à categoria farmacêutica e revela uma falta de conhecimento do presidente do Sincofarma/MT sobre o verdadeiro papel e importância do farmacêutico na dispensação de medicamentos”.

O Sincofarma disse que as negociações vão continuar na Delegacia Regional do Trabalho, ligada à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso. O presidente do Sinfar informou que esperando se reunir com um representante do sindicato das farmácias para tomar uma decisão. As medidas de continuidade das negações devem ser providas nesta semana.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet