Terça-feira, 30 de Abril de 2024
0 1
:
2 8
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

13/07/2023 - 06:30 | Atualizada em 13/07/2023 - 08:03

TCE determina implantação imediata de UTIs pediátricas em hospital de MT

Decisão ocorre depois da morte de três crianças por falta de vagas na unidade hospitalar

Giro Conti

TCE determina implantação imediata de UTIs pediátricas em hospital de MT

Foto: Robson da Silveira/SMS



Por João Carlos Morandi, TVCA

O Tribunal de Contas do estado (TCE-MT) determinou a implantação imediata de leitos de tratamento intensivo infantil no Hospital Regional de Sinop, ao norte do estado. A decisão ocorre depois da morte de três crianças por falta de UTI pediátrica.

O g1 tentou contato com a administração do hospital, mas, até a última atualização desta reportagem, não houve retorno.

A determinação foi feita por meio de medida cautelar do conselheiro Antônio Joaquim, para que seja retomado o mais rápido possível o processo licitatório para instalação de 30 leitos pediátricos no hospital, sendo 10 leitos de UTI.

Em março, o contrato com a empresa que abriria esses leitos na unidade foi rescindido. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-MT), a empresa não teria cumprido com os requesitos contratuais.

Já a empresa disse que apresentou todos os documentos previstos no edital e no contrato dentro do prazo estipulado, mas que não foram aceitos por excesso de formalismo.

Na decisão, o conselheiro Joaquim concluiu que houve a violação do contraditório e a ampla defesa, pois o prazo concedido não foi adequado e que não foi oportunizado os prazos previstos no contrato e no edital para a apresentação dos documentos.

O conselheiro ainda viu a urgência na implantação das UTIs após a morte de duas crianças em março e de uma terceira, no último domingo (9).

Espera por leitos

Em março, outras duas crianças também morreram por falta de UTI pediátrica. Uma menina de 2 anos morreu no dia 18. Ela estava em estado grave e aguardava por uma vaga, mas depois de esperar por uma hora até encontrarem um leito disponível, acabou não resistindo.

Outra criança, Manuella Tecchio, de 3 anos, morreu no dia 8 de março após receber atendimento em uma UPA, em Sinop. Ela foi liberada para casa depois de passar por alguns exames, segundo a família, mas houve uma piora no quadro de saúde e ela retornou para a UPA, mas não resistiu. A criança apresentava sintomas gripais, como tosse.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet