Flamengo é a marca mais forte e valiosa do futebol brasileiro; Manchester City lidera ranking mundial
Com valor de mercado estimado em R$ 516 milhões, time lidera ranking brasileiro pelo segundo ano consecutivo; Manchester City é a marca de futebol mais valiosa do mundo, segundo a consultoria global Brand Finance
Pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo é o time de futebol com maior valor de mercado e força de marca do país. Os dados, obtidos com exclusividade pela Época NEGÓCIOS, são da Brand Finance, consultoria que lança anualmente um relatório avaliando o desempenho de marcas em diversos setores.
O Flamengo lidera a lista brasileira com um valor de mercado de R$ 516 milhões, seguido pelo Palmeiras, com R$ 415 milhões, e pelo Grêmio, com R$ 224 milhões. Flamento e Palmeiras também são os clubes que mais ganharam campeonatos em 2022.
Na categoria força de marca, o Flamengo também lidera, pontuando 77,8 (a nota máxima é 100). O Corinthians ocupa a segunda posição, com 74,3. Os dois times também lideram o ranking de torcedores apaixonados pelo time: 76% dos corintianos se declaram apaixonados pelo clube, contra 75% dos flamenguistas.
O Palmeiras foi a marca que mais cresceu entre 2022 e 2023, com salto de 53,2%. O Fluminense foi o segundo time com maior valorização, um salto de 48,8%, enquanto o Atlético Mineiro cresceu 47,6%. O valor da marca é entendido como o benefício econômico líquido que o proprietário da marca obteria ao licenciá-la no mercado aberto. A força da marca é a eficácia do desempenho de uma marca em medidas intangíveis em relação aos seus concorrentes.
Manchester City lidera ranking mundial
O Manchester City viu seu valor de mercado subir para 13% e atingir 1,5 milhão de euros. Assim, ultrapassou o Real Madrid, que liderava o ranking nas quatro edições anteriores. O time espanhol registrou queda de 4% no valor de marca, enquanto o clube inglês cresceu em 34% desde a pandemia do COVID-19. O Manchester também obteve a maior receita deste ano, um fator-chave em sua ascensão ao topo.
O Real Madrid, porém, continua sendo a marca de clube de futebol mais forte do mundo, de acordo com um score da Brand Finance, que considera investimentos em marketing, desempenho dos negócios e patrimônio das partes interessadas — com dados originais de pesquisa de mercado de mais de 10.000 torcedores de futebol na Europa, Brasil, China e EUA.
Top 10 marcas de futebol mais valiosas do Brasil*
Flamengo, R$ 516 milhões
Palmeiras, R$ 415 milhões
Grêmio, R$ 224 milhões
Corinthians, R$ 205 milhões
São Paulo, R$ 191 milhões
Atlético Mineiro, R$ 187 milhões
Internacional, R$ 157 milhões
Santos, R$ 118 milhões
Fluminense, R$ 106 milhões
Atlético Paranaense, R$ 85 milhões
Top 10 marcas de futebol com maior força de marca no Brasil
Flamengo, 77,8/100
Corinthians, 74,3/100
Palmeiras, 72,8/100
São Paulo, 70,2/100
Internacional, 68,6/100
Atlético Mineiro, 67,1/100
Grêmio, 64,9/100
Santos, 63,6/100
Atlético Paranaense, 58,1/100
Fluminense, 56,9/100
Top 10 marcas de futebol mais valiosas do mundo
Manchester City, € 1,5 bilhão, ou R$ 7,9 bilhões
Real Madrid, € 1,4 bilhão, ou R$ 7,3 bilhões
Barcelona, € 1,37 bilhão, ou R$ 7,2 bilhões
Manchester United, € 1,36 bilhão, ou R$ 7,1 bilhões
Liverpool, € 1,36 bilhão, ou R$ 7,1 bilhões
Paris Saint-Germain, € 1,13 bilhão, ou R$ 5,9 bilhões
Bayern Munich, € 1,09 bilhão, ou R$ 5,7 bilhões
Arsenal, € 906 milhões, ou R$ 4,7 bilhões
Tottenham Hotspur, € 897 milhões, ou R$ 4,6 bilhões
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.