Sábado, 27 de Abril de 2024
1 3
:
3 5
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

06/06/2023 - 06:32

Feriado de Corpus Christi pode ter comércio aberto em Cuiabá e VG

Giro Conti

Feriado de Corpus Christi pode ter comércio aberto em Cuiabá e VG

Foto: Reprodução

Da Assessoria

No feriado nacional de Corpus Christi, celebrado no próximo dia 8 de junho, as lojas do comércio em Cuiabá e Várzea Grande poderão funcionar normalmente, segundo a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT. A única observação fica para o pagamento das horas trabalhadas no dia, que deve ser em dobro, respeitando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para as duas cidades.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, informa como deverá ser a remuneração dos colaboradores que trabalham por regime de comissão de vendas. “No dia do feriado, a remuneração desses trabalhadores também deverá ser em dobro. O pagamento deve ser realizado junto com o fechamento da folha de pagamento do mesmo mês do feriado”, esclarece.

A medida é firmada entre os sindicatos patronais do comércio (empresários) e laboral (trabalhadores) que representam a categoria nos municípios, com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso.

Para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes, conforme explica Wenceslau Júnior. “No caso dos supermercados, bares e restaurantes, o empresário deve realizar o pagamento da hora em dobro ou determinar outro dia de folga”.

Já com relação às instituições bancárias e administrações públicas municipais e do estado, não haverá expediente no feriado, com exceção das atividades consideradas essenciais, assim como farmácias, hospitais e postos de combustíveis.

Nos demais municípios do estado, a Assessoria Jurídica da federação orienta, ainda, que devem ser observadas as regras inseridas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho. Para ter acesso às demais CCTs, acesse o link.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet