Domingo, 28 de Abril de 2024
0 9
:
5 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

05/06/2023 - 06:32

SUS de Várzea Grande oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Giro Conti

SUS de Várzea Grande oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Foto: SECOM/VG

Da Assessoria

No Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado dia 31 de maio, a Saúde de Várzea Grande reforçou a importância de parar de fumar. O tabagismo é um problema mundial de saúde pública que está relacionado ao surgimento de pelo menos 50 doenças como diabetes, hipertensão, AVC, infarto, doenças respiratórias, câncer, tuberculose, impotência e infertilidade.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão no País e é um fator de risco significativo para AVC e ataques cardíacos.

A Saúde de Várzea Grande, comemorou o dia com ações de mobilização em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família.

“As ações serão intensificadas nas 12 unidades que ofertam o tratamento, porque pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nestas unidades são oferecidos tratamentos integrais e gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar por meio de medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona, além do acompanhamento médico necessário para cada caso.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e, por consequência, a morbimortalidade relacionada ao consumo do tabaco e seus derivados”, explicou o secretário.

Ainda conforme Gonçalo de Barros, as iniciativas das unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão sempre focadas na prevenção, contra o tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens que serão abordados quando procurar as unidades para esclarecimentos e apoio na condução do tratamento. O fumo causa inúmeras doenças, e temos a responsabilidade de promover ações e tratamentos para a promoção da cessação do ato de fumar entre a nossa população. Por isso estamos intensificando nossas ações neste sentido”, explicou o secretário.

Segundo o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, as ações já acontecem nas unidades, e o público fumante deverá procurar os serviços de forma espontânea, para iniciar o tratamento. O tabaco causa danos individuais ao fumante com consequências podendo causar a morte. A redução do dano individual, social contra o tabaco, passa a ser responsabilidade de todos. A Rede SUS faz sua parte, oferecendo o tratamento”, disse o superintendente Geovane Renfro.

As unidades de Estratégia Saúde da Família que ofertam o tratamento em Várzea Grande estão localizadas nos Bairros do Água Vermelha, Água Limpa, Eldorado, São Matheus, Cabo Michel, Construmat, Aurília Curvo, Vila Arthur, Unipark, Parque do Lago, Cohab Cristo Rei e a Unidade Nossa Senhora da Guia.

Só para se ter uma ideia, segundo o secretário Gonçalo de Barros, estudos apontados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso de produtos do tabaco causa, anualmente, cerca de 6 milhões de mortes, sendo 130 mil delas somente no Brasil.

“O tabaco, pela campanha mundial, informa que é uma ameaça ao meio ambiente, a saúde de quem fuma e a saúde das pessoas que convivem com o fumante.  Parar de fumar é a melhor decisão para se ter qualidade de vida, saúde, liberdade e o momento de parar é já. As nossas unidades estão prontas e aptas para receber quem quer parar de fumar. As pessoas que forem receber os tratamentos ofertados no SUS municipal, terão a percepção imediata dos benefícios, porque vai melhorar a autoestima e não terá mais gastos com o tabaco”, disse o secretário. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde pública que o mundo já enfrentou. As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, matando dois em cada três consumidores e afetam também a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de produtos de tabaco de terceiros. Além disso, a cadeia de produção de tabaco também gera danos ambientais, sanitários e sociais.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet