Sábado, 27 de Abril de 2024
1 7
:
5 4
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

29/05/2023 - 06:19

Estudantes da UFMT ganham 8 prêmios na Expocom

Giro Conti

Estudantes da UFMT ganham 8 prêmios na Expocom

Foto: Mariana da Silva

Da Assessoria

Estudantes dos cursos de Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, levaram oito premiações na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), realizada em Campo Grande (MS). O anúncio dos trabalhos vencedores ocorreu na manhã deste sábado (27.05) na Universidade Católica Dom Bosco. Os vencedores seguem para a fase nacional, cujos ganhadores serão anunciados em cerimônia a ser realizada em setembro, em Belo Horizonte (MG).

Confira abaixo a lista de prêmios conquistados por alunos da UFMT:

Modalidade: Programa laboratorial de áudio

Trabalho vencedor: Além da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés (Aluna-líder: Letícia Aparecida Markmann de Souza)

Modalidade: Documentário

Trabalho vencedor: Saberes do Cerrado – Ervas Medicinais – Raizeiros de Cuiabá e Baixada Cuiabana (Aluna-líder: Letícia Perondi Souza)

Modalidade: Roteiro de documentário

Trabalho vencedor: Feito Vendaval: roteiro de documentário sobre a banda de lambadão Stillo Pop Som (Aluno-líder: Luiz Claudio Leite)

Modalidade: Vinheta

Trabalho vencedor: Vinheta da 21ª Maual (Aluno-líder: Luan Henrique Soares de Mello)

Modalidade: Reportagem em jornalismo impresso

Trabalho vencedor: Strike out (Aluna-líder: Geovanna Albuquerque Torquato)

Modalidade: Revista-laboratório

Trabalho vencedor: Revista Fuzuê (Aluna-líder: Ana Beatriz Queiroz Frutuoso)

Modalidade: Charge/caricatura/ilustração

Trabalho vencedor: Capa do podcast “Além da Memória: um podcast sobre os 45 anos de história do Cineclube Coxiponés” (Aluna-líder: Fernanda Cristina Ferreira Fidelis)

Modalidade: Design de imprensa

Trabalho vencedor: Vôôôte!: experimento de produção gráfica para jornal (Aluna-líder: Emanuelle Caroline Candido da Costa)

Para Ana Beatriz Frutuoso, estudante já na reta final do curso de Jornalismo, o orgulho de conquistar um prêmio se alia também à visibilidade do trabalho jornalístico desenvolvido na UFMT. “Tenho muito orgulho de levar a revista Fuzuê para o Centro-Oeste, distribuímos para alunos e professores de diversas faculdades. A próxima etapa é Belo Horizonte e vamos levar a revista para o Brasil com expectativas grandes de ganhar, com todo o regionalismo e novidade, com a acessibilidade e a audiodescrição”, explica a vencedora do prêmio na modalidade revista-laboratório. 

Emanuelle Costa, do 4º período de Jornalismo, afirma que nem tudo é ansiedade no processo da competição, que se divertiu muito, além de poder conhecer projetos de outras instituições. “Acho que a palavra que define melhor é ‘inspirador’. Participar de um evento que a gente não tinha nem dimensão do tamanho e ter conhecimento de tantos projetos legais que acontecem em outras universidades faz com que percebamos como a universidade é grandiosa”. A legitimação do prêmio de design de imprensa, com o trabalho orientado pelo professor Thiago Cury, é fruto de um trabalho coletivo.

Profissionais recém-egressos dos cursos também foram contemplados com prêmios. “Saber que a minha pesquisa, o meu trabalho de conclusão de curso, teve essa relevância e que ele contribuiu para o registro das memórias cineclubistas mato-grossenses, do Cineclube Coxiponés, que é um dos mais longevos e o mais antigo em funcionamento do país, me deixa imensamente feliz e satisfeita”, declara Letícia Markmann, graduada em Radialismo e autora do melhor programa laboratorial de áudio. 

Fernanda Fidelis, desenhista, designer e também egressa de Radialismo, atuou em parceria com Letícia para o projeto de TCC e teve a capa do podcast premiada como melhor ilustração. Para ela, é muito especial, depois de um ano de formada, ter apoio dos professores para escrever e embasar uma produção que é bem “do mercado” e relacionada com sua atividade profissional. “As coisas que eu produzo hoje fora da academia estão muito bem amarradas com a ciência que aprendi na minha casinha UFMT! Espero que todo conhecimento que obtive continue fortalecendo minhas atividades profissionais com propósito”, aponta Fernanda. O Coxiponés, contemplado com os dois prêmios, é atualmente supervisionado pela professora Letícia Capanema.

Para a professora Tamires Coêlho, orientadora de dois trabalhos premiados em Jornalismo, “em uma retrospectiva recente, o que se percebe é a Comunicação se consolidando com excelentes trabalhos, Mato Grosso tendo uma visibilidade muito maior no cenário nacional e desenvolvendo produtos que desafiam o mercado regional a avançar, mesmo com condições precárias de trabalho. Fazemos muito e podemos fazer ainda melhor se tivermos melhor infraestrutura”.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet