Domingo, 28 de Abril de 2024
1 9
:
1 4
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Esportes

26/05/2023 - 09:56 | Atualizada em 26/05/2023 - 10:13

Convocação da Seleção: CBF aciona Ramon e prepara divulgação virtual de lista para amistosos

Treinador participa do processo de escolhas dos jogadores em meio ao Mundial Sub-20; Amistosos contra Guiné e Senegal serão nos estádios do Espanyol, em Barcelona, e do Sporting, em Lisboa

Giro Conti

Convocação da Seleção: CBF aciona Ramon e prepara divulgação virtual de lista para amistosos

Foto: Thais Magalhães/CBF



Por Bruno Cassucci e Cahê Mota

Anuncio virtual, técnico interino e uma indefinição que segue ditando o rumo do início do ciclo da Seleção para a Copa do Mundo de 2026. Com o Brasil sem treinador há quase seis meses, Ramon Menezes foi acionado pela CBF e deve ser novamente responsável por fechar a lista de convocados para os amistosos de junho.

A Seleção enfrentará dois rivais africanos, em Espanha e Portugal. Primeiro, Guiné no dia 17, sábado, em Barcelona, no estádio Cornellà-El Prat, do Espanyol, em partida que promete ações de combate ao racismo após os episódios envolvendo Vini Jr. Três dias depois, o time pentacampeão do mundo entrará em campo contra Senegal, em Lisboa, no José Alvalade, estádio do Sporting.

O regulamento da Fifa determina que a convocação seja feita até 15 dias antes do início da data Fifa, e a próxima começa em 12 de junho. Assim, a lista brasileira precisa ser fechada até domingo.

Até o momento, a CBF não anunciou nem mesmo os adversários e locais dos amistosos. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, centraliza as decisões relacionadas à Seleção, entre elas a escolha do novo treinador.

Como Ramon está envolvido na disputa do Mundial Sub-20, na Argentina, e há pouco tempo hábil para organizar uma entrevista coletiva, como acontece habitualmente, a lista será divulgada virtualmente - a prática é comum em outras federações.

A escolha por Ramon - também ainda não confirmada - se deu de forma natural na ausência de um treinador desde a saída de Tite, após a Copa. Há duas semanas, ele representou o Brasil no Fórum de Treinadores da Fifa, realizado em Doha, no Catar. O evento contou com treinadores e diretores das 32 seleções que disputaram o Mundial do Catar.

O curioso dessa vez é que o interino escolhe os convocados às vésperas da partida decisiva contra a Nigéria, neste sábado, pelo Mundial Sub-20.

Até para evitar conflitos e que a pauta dite o noticiário em meio ao jogo que encerra a fase de grupos, a previsão da CBF é divulgar a relação de jogadores somente no domingo.

Nas últimas semanas, a CBF fez consultas a clubes a respeito da situação documental de jogadores com idade olímpica. Apesar de também não existir confirmação oficial, a tendência é que Ramon seja o responsável pelo ciclo até Paris-2024.

O interino já comandou a Seleção na derrota para o Marrocos, por 2 a 1, em março, e na ocasião deu oportunidade a jogadores sub-23. André, do Fluminense, Yuri Alberto, do Corinthians, e João Gomes, do Wolverhamptom, foram alguns deles.

Depois dessa data Fifa, o Brasil voltará a campo em setembro, pelas Eliminatórias.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet