Domingo, 28 de Abril de 2024
1 7
:
1 6
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Esportes

17/05/2023 - 10:23

GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado devido às chuvas

Vice primeiro-ministro da Itália pediu para que a categoria não prossiga com a etapa em Imola, cuja região sofre com alagamentos há dias e registra óbitos; Circuito amanheceu alagado nesta quarta-feira

Giro Conti

GP da Emilia-Romagna de F1 é cancelado devido às chuvas

Foto: Reprodução/Twitter



Por Redação ge
 
As fortes chuvas que assolam a região de Imola, na Itália e provocaram enchentes fizeram com que a Fórmula 1 cancelasse a realização do GP da Emilia Romagna, previsto para esse fim de semana. A decisão foi tomada nesta quarta-feira após pedido do vice primeiro-ministro do país, Matteo Salvini.
 
- A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil - comunicou a categoria.
 
A região da Emilia-Romagna sofre com fortes chuvas desde o começo do mês, atingindo também a localidade de Faenza - onde fica a sede da equipe AlphaTauri. Cinco pessoas já morreram até agora, somando mais três óbitos que foram registrados com as chuvas dos últimos dias.
 
O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, palco do GP, amanheceu inundado nesta quarta-feira no setor de transmissão oficial da F1, e nos paddocks da Fórmula 2 e Fórmula 3.
 
O Circuito já havia sido evacuado na terça devido à previsão de chuva forte e a cheia do rio Santerno, paralelo à pista e que foi registrado com alarmante volume d'água por jornalistas no paddock.
 
Funcionários da FIA e das equipes já trabalhavam no local e retornaram aos hotéis após a evacuação. A região segue sob alerta vermelho do Departamento de Proteção Civil da Itália devido à previsão de ventos fortes, precipitação intensa e alto risco de inundações, além da chance de deslizamento de terra.
 
A próxima etapa do calendário é o GP de Mônaco previsto para 28 de maio. O prefeito de Imola, Marco Panieri, deixou as portas abertas para a retomada da prova futuramente:
 
- Foi unanimemente optado pela não realização do GP da F1 em respeito à situação em que nos encontramos, e para permitir que todos os esforços de pessoal e recursos sejam concentrados na emergência e apoio às pessoas em dificuldade. Mais tarde, superada esta emergência, poderemos retomar o diálogo para continuarmos esta colaboração que nos trouxe o GP da F1 em Imola.
 
Leia comunicado na íntegra:
 
"A comunidade da Fórmula 1 quer enviar seus pensamentos às pessoas e comunidades afetadas pelos recentes acontecimentos na região da Emilia-Romagna. Também queremos prestar homenagem ao trabalho dos serviços de emergência que estão fazendo tudo o que podem para ajudar os necessitados. Após discussões entre a Fórmula 1, o Presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália e o Presidente da Região da Emilia Romagna, a decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, as equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil".
 
Sede da AlphaTauri, a região de Faenza também já havia sido atingida por fortes chuvas no dia 4 deste mês, o que acendeu um alerta amarelo para a realização da prova. Na ocasião, a equipe lamentou a tragédia e comunicou que funcionários do time também foram afetados pelo ocorrido.
 
O time de Yuki Tsunoda e Nyck de Vries foi o primeiro a se pronunciar após os novos registros de alagamento nesta quarta, antes mesmo do cancelamento da corrida. Alguns funcionários tiveram que deixar casas e dormir na fábrica da equipe.
 
- A Scuderia AlphaTauri está muito preocupada com os eventos que se sucederam nas últimas horas em Faenza e certamente toda a área da Emilia-Romagna, com alagamentos e fortes chuvas causando danos consideráveis. A fábrica da equipe, por enquanto, não foi afetada, e tudo está sendo feito para garantir a segurança de nossos funcionários e suas famílias. Nossas simpatias vão para todos os afetados, e continuaremos a monitorar a situação para ver o que pode ser feito pra ajudar aqueles em necessidade, enquanto aguardamos os desdobramentos - publicou a equipe, na manhã desta quarta.
 
Autoridades locais esperam por mais chuva ao longo desta quarta-feira. Além do rio que corta o Circuto de Imola, o rio Savio oferece grande perigo de alagamento à região.
 
Uma rodovia próxima ao autódromo também foi alagada, e moradores da região tiveram que se abrigar em telhados para aguardar resgate por helicópteros. Mais de 900 pessoas no nordeste da Itália foram evacuadas na noite de terça.
 
Prova pode permanecer na F1 até 2026
 
 
Assim como o GP da Bélgica, que teve seu vínculo com a Fórmula 1 estendido até 2023 devido à não-realização da edição 2021 por causa da chuva, o Clube do Automóvel da Itália, que gere o automobilismo no país, dá como quase certa a renovação do contrato do GP da Emilia-Romagna até 2026. Ele também confirmou que a corrida não será realizada neste ano.
 
- O cancelamento do GP de Imola foi decidido. Mas 99% de chance dele retornar em 2026 após a extensão do contrato - declarou Angelo Sticchi Damiani, presidente da entidade.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet