Domingo, 28 de Abril de 2024
0 2
:
3 9
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Descontexto

15/05/2023 - 07:35

MAUAL abre inscrições para a 22ª edição

Giro Conti

MAUAL abre inscrições para a 22ª edição

Foto: Assessoria

Da Assessoria

Iniciou nesta quarta-feira (10) o período de inscrições para a 22ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina, organizada pelo Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento, que se destaca como o único festival de cinema universitário do estado, visa promover a produção local e independente de curtas-metragens, além de fomentar a internacionalização.

Nesta edição, a Maual traz o tema “Miradas e Memórias Latinoamericanas” e é representada pelo milho andino, um milho de múltiplas cores utilizado por populações tradicionais de alguns países da américa latina. A intenção é destacar a diversidade da produção audiovisual a partir dessa diversidade de cores do milho – que com frequência surpreendem as pessoas acostumadas só com o milho amarelo.

Durante o evento, o Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, maestro Fabrício Carvalho, ressaltou a importância desse momento para a cultura brasileira, destacando que a mostra é uma oportunidade de celebrar o renascimento da cultura e reconhecer o potencial do audiovisual como um indutor da economia. "Já que o milho é o símbolo da nossa Maual, e somos um dos maiores produtores de milho do mundo, vamos inverter essa dualidade para que também sejamos grandes produtores e exportadores de cultura”, disse.

A coordenadora da Maual, professora Letícia Capanema, explicou que a mostra se tornou uma vitrine para a produção universitária e independente de curtas-metragens ao longo dos anos, indo além da produção local. “Desde 2012, a participação de realizadores latino-americanos tem crescido significativamente, e neste ano, buscamos um contato ainda mais intenso com as universidades de cinema de outros países para fortalecer a internacionalização do evento”, afirmou.

Na Mostra de 2022, foram recebidas 115 inscrições, sendo selecionados 54 filmes para a mostra competitiva. Os curtas vieram não só de cineastas mato-grossenses, mas também de diferentes estados brasileiros e de países como Argentina, Cuba, Venezuela e Uruguai.

Paulo Borges Paz, realizador, expressou sua satisfação ao ver o crescimento do evento. Na edição de 2022 ele apresentou um filme experimental chamado "filmecos", explorando conceitos relacionados à constituição de um filme e ao movimento, e deve inscrever um novo filme este ano.

Carlos Alves, estudante de cinema e audiovisual na UFMT, ressaltou a relevância do evento como uma oportunidade de acesso a filmes fora do circuito comercial, especialmente os produzidos em Mato Grosso. Ele demonstrou seu entusiasmo pelo evento e expressou o desejo de que a Mostra continue por muitos anos.

Os interessados em participar da mostra podem se candidatar nas modalidades universitária ou independente até 19 de junho, sendo necessário que o curta tenha até 26 minutos de duração. Além do link para o filme, é necessário fornecer materiais de divulgação, como foto do realizador ou realizadora e cartaz do filme, entre outros.

Todas as informações estão disponíveis no site do evento.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet