Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
0 3
:
2 7
Escute a rádio online | Cuiabá

Notícias | Saúde

06/04/2023 - 09:49

Lei garante à autistas o direito a acompanhante em hospitais em MT

A regra vale também para internações em UTIs

Giro Conti

Lei garante à autistas o direito a acompanhante em hospitais em MT

Foto: Helder Faria



Da Assessoria

Já está em vigor em Mato Grosso a Lei 12.048/23, do deputado estadual Wilson Santos (PSD). Ela assegura à pessoa com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) internada para tratamento de covid-19 o direito a um acompanhante em toda rede de saúde pública e privada do estado, inclusive nos casos de internação em UTI.

A lei foi sancionada pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) na última terça-feira (4), e determina que o acompanhante seja identificado com crachá e que cumpra todas as normas de segurança e de controle de infecções determinadas pelas unidades de saúde.

"O familiar ou a pessoa indicada pelo paciente para o acompanhamento de saúde deste deverá firmar termo de responsabilidade que o informe das penalidades decorrentes de comportamento que venha a obstruir procedimentos considerados adequados ou necessários", diz a lei. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet